Silêncio trazido pelo vidro

O seminário técnico VidroSom teve sua 8ª edição realizada no dia 18 de maio. Promovido pela Atenua Som, contou com a Abravidro e o Sindividros-RS entre seus apoiadores. Realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre, o evento é conhecido por seu aspecto itinerante para permitir que informações e conhecimentos sobre acústica sejam levados a diferentes regiões do Brasil. Sua importância tem crescido cada vez mais — o conteúdo da sexta edição do seminário rendeu a série especial Caixa Acústica, publicada nas edições de março, abril e maio de 2015 de O Vidroplano.

As apresentações do 8º VidroSom focaram-se em inovações tecnológicas e estudos de casos sobre a capacidade acústica do vidro. Houve ainda um debate com a participação dos palestrantes e de Gilberto Ribeiro, presidente do Sindividros e primeiro vice-presidente da Abravidro, no qual a plateia pôde fazer perguntas sobre os assuntos abordados.

O seminário reuniu 85 participantes, incluindo especialistas em acústica, arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias do Sul do País. “Foi um evento técnico muito bem realizado. O debate, no final, deixou claro que os participantes compreendem a importância do desempenho acústico, enquanto as perguntas que eles fizeram foram bastante pertinentes para aprofundar a troca de conhecimentos”, avalia Ribeiro.

De olho no desempenho acústico
Carlos Henrique Mattar, gerente de Marketing da Cebrace até o final deste mês (saiba mais em nota desta edição), abriu o evento analisando tecnicamente o desempenho acústico dos vidros e a evolução de sua aplicação em janelas e fachadas, com destaque para o valor agregado dos vidros laminados e insulados.

O desempenho acústico foi retomado na última palestra do evento: a engenheira Michele Gleice, diretora-técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), exibiu um panorama geral das normas dessa área, além de apresentar resultados de ensaios e destacar a importância de se conhecer o desempenho acústico das esquadrias e informá-lo aos projetistas.

Evolução e benefícios do vidro
O empresário José Guilherme Aceto, diretor-geral da Avec Design, falou sobre as novas tendências e tecnologias para envidraçamento. Segundo Aceto, elas contribuem não só para a atenuação acústica, mas também para a vedação do espaço, controle luminoso e energético e uso racional dos materiais de sustentabilidade.

Atenção aos mínimos detalhes
Dentre os estudos de casos sobre soluções acústicas apresentados na palestra do empresário Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica e diretor-comercial da Atenua Som, destacou-se o dos ruídos estridentes no hotel Unique, em São Paulo. “Foram feitas diversas medições, até que a situação foi resolvida graças à ‘lei da fresta’: segundo ela, 1 mm de fresta pode representar 10% de perda no isolamento”, enfatizou.

Conscientizando a próxima geração
O valor arrecadado com as inscrições para o 8º VidroSom foi doado ao Asilo Parque Cacique (de Porto Alegre) e à paulistana Nova 4E — Entidade Especializada em Pessoas Especiais. Os alunos da Nova 4E também participaram, juntamente com os estudantes do Colégio Estadual Olegário Mariano (da capital gaúcha), de um concurso de desenho com o tema A poluição sonora e minha vida. O objetivo do concurso foi conscientizar os alunos sobre os impactos da poluição sonora sobre as populações nas grandes cidades. Os vencedores foram os desenhos de Larissa da Silva Vieira, 10 anos, da Escola Olegário Mariano, e Dener Belizário, 24 anos, da Nova 4E.

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VidroSom — www.vidrosom.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Várias mudanças nos textos de esquadrias

O setor de esquadrias está movimentado: atualmente, várias normas específicas do produto são elaboradas ou passam por revisão. Os trabalhos são realizados dentro da Comissão de Estudo Especial de Esquadrias da ABNT (CEE-191), com reuniões mensais na sede da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). Essa é uma tarefa em equipe, na qual o setor como um todo se envolve, sejam produtores ou consumidores. Coordeno a CEE com o grande auxílio do engenheiro Robson Campos, que representa a Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço (Afeaço).

É importante salientar o envolvimento e o empenho do setor para fazer com que as normas brasileiras sejam mais claras e coerentes, incluindo entidades — vale citar ainda a Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil (Afap), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e Sinduscon-SP —, fabricantes de esquadrias, vidro, perfis e componentes, consultores e laboratórios.

Não poderia deixar de agradecer também à Abravidro pela participação constante e fundamental. Afinal, não teremos uma esquadria com desempenho satisfatório ao usuário sem a utilização do vidro adequado.

A seguir, descrevo o estágio do trabalho de cada norma e as principais alterações a serem realizadas.

‘NBR 10821’, a ‘norma mãe’ das esquadrias
As cinco partes da NBR 10821 — Esquadrias externas para edificações entraram em consulta nacional no dia 14 de junho e ficarão disponíveis no site da ABNT por sessenta dias. As partes 1, 2 e 3 foram revisadas no mesmo tempo em que a comissão criou as inéditas 4 e 5.

Desde 2011, data da publicação da norma, mais de mil ensaios em esquadrias foram realizados. Essa experiência adquirida por laboratórios e fabricantes propiciou ao setor a identificação de vários pontos a serem incluídos na norma.

Dois assuntos relevantes já abordados na NBR 15575, conhecida como “norma de desempenho”, são os destaques da parte 4: desempenho acústico e desempenho térmico. Para avaliá-los, criaram-se etiquetas de desempenho semelhantes às existentes em eletrodomésticos. Com isso, o usuário pode escolher a melhor esquadria de acordo com as necessidades de seu projeto. Novamente a Abravidro colaborou, junto com a Abividro, com a sugestão para a etiqueta do desempenho térmico, uma vez que o vidro é um dos grandes responsáveis pela passagem ou não de calor pela esquadria. Aplicando vidros de controle solar, por exemplo, a esquadria pode atingir nível de desempenho “A” referente ao desempenho térmico.

A parte 5 fala sobre as condições ideais para a instalação e posterior manutenção das esquadrias.

A comissão de estudos prevê também que a norma terá mais cinco partes (de 6 a 10), ainda em elaboração. São elas:

  • Parte 6: Esquadrias internas — Requisitos e classificação, métodos de ensaios, instalação e manutenção;
  • Parte 7: Esquadrias externas — Condições específicas para fachadas cortina;
  • Parte 8: Esquadrias externas — Ensaios e métodos para fachadas em obra (in loco);
  • Parte 9: Esquadrias externas e internas — Condições de projeto e apresentação das esquadrias (inclusive banco de dados para BIM);
  • Parte 10: Critérios para o atendimento à vida útil de projeto.

 

Mudanças na instalação de guarda-corpos
A versão atual da NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação, publicada em 2008, não engloba aplicações em shopping centers, aeroportos, estádios e demais locais com grande fluxo de pessoas. Por isso, a gerência técnica da ABNT nos solicitou a revisão da norma em caráter de urgência. Outros pontos também foram abordados, como a altura mínima do guarda-corpo, que voltou a ser de 1,10 m, e as condições em relação às muretas sob o item.

Os trabalhos terminaram neste mês de junho e a nova versão do texto entrará em consulta nacional em breve.

Atenção aos revestimentos metálicos
Em muitas obras, a qualidade dos elementos de revestimento metálico, como o ACM, não é levada em conta. Esses materiais devem ser submetidos às mesmas pressões de vento que as esquadrias, pois, se não estiverem bem-dimensionados e fixados corretamente, poderão ser arrancados das fachadas. Pensando nisso, revisou-se a NBR 15446 — Painéis de chapas sólidas de alumínio e painéis de material composto de alumínio utilizados em fachadas e revestimentos arquitetônicos — Requisitos e se elaborou o projeto de norma sobre Painéis metálicos, perfis e componentes para revestimento de fachada. Ambos já foram encaminhados para consulta nacional e estão em fase de correção ortográfica e editoração.

Revisão também na colagem de vidros
O mesmo grupo que trabalhou nas normas de revestimento metálico, que tem como relator o consultor Antônio Cardoso, agora revisa as de colagem estrutural de vidros: NBR 15737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com selante estrutural e NBR 15919 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com fita dupla-face estrutural de espuma acrílica para construção civil.

Fabiola Rago Beltrame, coordenadora da Comissão de Estudo Especial

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Agenda cheia e diversificada

Não faltaram oportunidades de capacitação para o nosso setor nos meses de maio e junho. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, diversas atividades foram realizadas nas últimas semanas, incluindo uma convenção de vendas. Saiba mais sobre os eventos a seguir.

 

Aprendendo a envidraçar em Belo Horizonte
De 2 a 23 de maio, a Amvid formou mais uma turma em seu curso de Especialização em Instalações de Vidros Temperados e Especiais – Nível II: Guarda-Corpo e Sistemas de Envidraçamento de Sacada. As aulas foram patrocinadas pelas empresas AGC, Alclean, Belga Metal, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, Tec-Vidro, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix. Além de tratar das normas técnicas para essas instalações, o treinamento ensinou a trabalhar com guarda-corpos e sistemas de envidraçamento de sacadas de forma conjunta, para o aproveitamento adequado das duas técnicas tanto usadas juntas como separadamente.

 

Em São Paulo: como fidelizar seu cliente
Outro curso em maio, nos dias 10 a 12, teve como tema Atendimento com foco em vendas — Atraia e fidelize seus clientes e aumente suas vendas. O treinamento foi organizado pelo Sincomavi-SP em sua sede, na capital paulista, e ministrado pela consultora Nidelci de Oliveira, sócia-fundadora da DNA Ideias e Soluções. As aulas apresentaram estratégias para impulsionar os negócios e planejar as ações de venda para atrair novos clientes e também fidelizá-los. As ferramentas que colaboram para adequar o produto às necessidades do cliente também foram mencionadas.

 

Em Santa Catarina: discutindo eficiência energética…
A Ascevi realizou duas atividades em maio. No dia 12, a entidade levou a Florianópolis a palestra Vidros de alto desempenho e eficiência energética em edificações. O evento teve patrocínio da AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix, empresas que também apresentaram suas novidades aos 99 participantes, entre engenheiros, arquitetos, designers de interiores e profissionais do setor vidreiro. Quem também palestrou foi Fernando Simon Westphal, professor da Universidade Federal de Santa Catarina: ele apresentou seus estudos na área do vidro como um aliado na eficiência energética em edificações.

 

…e instalação de boxes
No dia 14, a Ascevi realizou a 2ª edição do Qualifique e Sirva-se na cidade de Tubarão, reunindo 123 pessoas no Praça Shopping. A Abravidro participou por meio de sua coordenadora-técnica Vera Andrade. Seu tema foi: Normas técnicas: oportunidades de mercado para os vidraceiros. Além de explicar sobre a importância das normas no dia a dia de uma vidraçaria, Vera também falou do programa De Olho no Boxe, voltado para incentivar a aplicação da NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança. O evento também teve a participação das indústrias de base vidreiras e da Real Vidros Distribuidora.

 

Materiais aliados na eficiência energética
Vidro e alumínio são grandes parceiros na construção civil. Uma mostra disso é que o Fórum de Debates do Alumínio e do Vidro para a Construção Civil, realizado pelo Sincavidro-RJ e pela Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio do Estado do Rio de Janeiro (Afearj) e apoiado pela revista Contramarco, chegou este ano à sua 3ª edição. A eficiência acústica foi o tema tratado diante de mais de 150 profissionais do setor de construção civil no Novotel Barra da Tijuca, na capital carioca, no dia 12 de maio.

 

São Paulo: aprendendo a criar oportunidades de negócios
O ritmo de atividades em maio não diminuiu em junho: nem bem o mês começou e o Sinbevidros-SP já organizou, nos dias 3 e 4, a Convenção de Vendas Sinbevidros. O evento foi realizado no Bourbon Express Hotel, em São Paulo, com patrocínio das empresas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix. Na convenção, o Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) sugeriu formas de enfrentar a crise e criar novas oportunidades por meio de aulas teóricas sobre negociação e vendas (no primeiro dia) e de simulações de situações práticas com os participantes (segundo dia).

 

Fale com eles!
Amvid-MG — www.amvid.com.br
Ascevi-SC — www.ascevi.com.br
Sinbevidros-SP — www.sinbevidros.com.br
Sincavidro-RJ — www.sincavidro.com.br
Sincomavi-SP — www.sincomavi.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Aos colegas da Brasilit

Dias atrás, soube da promoção recebida por um dos profissionais vidreiros que mais admiro. Como pode ser visto na seção ‘No Mundo do Vidro’, Carlos Henrique Mattar se despede da Cebrace e assume a posição de diretor comercial e de Marketing da Brasilit, empresa que também pertence ao Grupo Saint-Gobain.

Não posso dizer que estou surpresa, pois sempre vi no Carlos uma pessoa diferenciada, que logo alçaria voos mais altos. No entanto, ao lado do orgulho em ver alguém reconhecido merecidamente, lamento não poder contar mais com esse apoio sempre tão disponível para as mais diversas questões do dia a dia da Abravidro.

Muito além dos interesses privados da empresa em que trabalhava, Carlos sempre teve, como poucos, uma atitude associativista. Propunha ações eficazes para o desenvolvimento de mercado, conhece com profundidade os mais variados temas técnicos e tem um networking vidreiro invejável em todo o mundo, o que encurta caminhos quando os problemas aparecem.

Neste mês, esta coluna é dedicada ao Carlos, em agradecimento aos nossos onze anos de trabalho conjunto — registro também meus genuínos votos de sucesso nessa nova etapa. Aproveito para dar as boas-vindas ao Pedro da Matta e deixá-lo ciente do enorme desafio que o espera — pode contar comigo!

Aos profissionais da Brasilit, um aviso: vocês têm muita sorte pela oportunidade de estar ao lado de um dos mais incansáveis gestores que já conheci. Explorem essa chance, para não sentirem as saudades que tenho agora.

Grande abraço a todos,

Celina Araujo
Editora

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Qual a importância das palavras na negociação?

Escrito por Iury Torquato

A palavra impacta o sistema nervoso do ser humano. Por isso, é preciso selecionar qual irá facilitar ou dificultar a venda. Já aconteceu uma negociação em que tudo estava indo muito bem, quando, de repente, o cliente cria uma resistência e tudo desmorona? Nesse momento, é bom estudar o que foi dito que causou a desistência do cliente.

O linguista Noam Chomsky afirma que toda palavra tem atrás de si uma experiência baseada no sensorial, criando imagens, interpretações e sensações diferentes. Ou seja, a mesma palavra pode ter diferentes significados para diferentes pessoas.

Vamos iniciar observando a palavra “não”: seu registro é cancelado, pois o inconsciente só processa afirmações. Assim, quando se diz “eu não vou me esquecer”, o efeito é o contrário no inconsciente, pois a palavra “não” é cancelada e registra somente “eu vou me esquecer”. Dessa forma, o mais eficiente é dizer “eu vou me lembrar”.

Sendo assim, em uma negociação, quando o vendedor diz: “Este produto não lhe trará aborrecimento”, inconscientemente o cliente lê: “Terei aborrecimento”. Para evitar tais comandos contrários, o ideal é dizer o que quer ao invés de o que não quer. Dizer: “Não é difícil para mim” deve ser substituído por “é fácil”, por exemplo. Assim, em vez de dizer “não vamos fazer um mau negócio”, o mais assertivo é afirmar: “Vamos fazer um bom negócio”.

A palavra “mas” também precisa ser usada com mais consciência. Toda vez que uma sentença tiver o termo “mas”, o valor de tudo que vier anteriormente será anulado (negado). Por exemplo: “Este projeto é ótimo, mas…”, “Estou contente com seu trabalho, mas…”, etc. Assim funcionam todas as conjunções adversativas, como “no entanto”, “embora”, “contudo” e “entretanto”.

A palavra “mas” coloca as pessoas na defensiva e pode afetar negativamente a sintonia entre as pessoas. Por isso, troque o “mas” pelo conectivo “e”, que agrega e une ideias. Por exemplo: “Eu entendo, e…”, “Gostei daquilo, e…”, “Respeito, e…”, etc.

Um exemplo: “Concordo que você esteja a favor dessa opção, e eu gostaria de mostrar-lhe estas outras”. Ou: “Eu respeito sua posição quanto ao departamento e penso que você poderia avaliar este outro elemento”. Outras palavras com a mesma função do conectivo “e” são “igualmente”, “tanto” “quanto”, “assim como”, “em adição”, “enquanto”, “tão”, etc.

Os habilidosos usam a concordância para colocar suas ideias sem criar resistência. Usando corretamente a linguagem, você conseguirá melhores resultados.

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Iury Torquato é professor do Centro de Ensino Superior de Maracanaú e da Universidade Estadual Vale do Acaraú, ambas no Ceará. É graduado em administração.

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Nosso pedido: não façam tudo errado mais uma vez!

Previsibilidade sempre foi pilar importante para uma empresa de sucesso, permitindo ao gestor fazer a leitura correta do mercado, definir suas estratégias e tomar as melhores decisões. No setor vidreiro, essa condição é ainda mais imprescindível. O processo de venda, normalmente, tem ciclo longo e complexo, envolve muitas variações nas especificações do produto e, às vezes, leva anos para ser concluído. Por isso, prever corretamente o rumo do negócio pode ser a diferença entre manter-se vivo ou morrer em meio à crise.

Nesse contexto, o mês de abril terminou com um desafio adicional a todos os profissionais do segmento, quando as usinas de base comunicaram uma nova alteração em suas tabelas de preço para as semanas seguintes. Como é de praxe, o mercado se agitou, iniciando-se uma sequência de negociações entre os elos da cadeia produtiva, avaliação do mix de produtos disponível e, principalmente, várias antecipações de negócios. Tudo dentro do esperado, em maior ou menor grau de acordo com o atual momento econômico do País.

Agora, nessa fase de transição em que todos estamos conhecendo os novos patamares de trabalho, tudo que não pode acontecer é a reprise do filme já visto em 2015: comunicados das usinas de base totalmente descolados de suas práticas, gerando enorme falta de credibilidade na relação fornecedor x cliente e, consequentemente, muitos prejuízos à rede varejista e à indústria de transformação de vidros.

A Abravidro é ciente e sempre irá defender que sejam cumpridas todas as premissas das leis de livre concorrência. Justamente por isso, não pode aceitar falta de transparência ou dissociação entre o discurso e a prática, uma vez que isso distorce e prejudica a concorrência. Torço para que não estejam certos os que afirmam serem essas falhas de comunicação meras manobras para desova de estoques excedentes de uma indústria de produção contínua.

Senhores executivos das indústrias de base: a nós, não importa quais sejam suas bases comerciais, afinal, o mercado é livre para que cada empresa atue como melhor lhe convier. Pedimos apenas que adotem uma comunicação clara e coerente com suas reais intenções de trabalho. Do contrário, o preço a ser pago pela rede varejista e pelos transformadores pode ser alto demais!

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Panorama Abravidro 2016

Em um inédito esforço para mapear as ações do setor vidreiro nacional, a Abravidro criou em 2012 o Panorama vidreiro, rebatizado em 2015 como Panorama Abravidro.

Em 2016, o documento, que é editado pela entidade e publicado anualmente no mês de maio, chega a sua quinta edição.

O Panorama Abravidro  é o único no Brasil a trazer um retrato econômico e produtivo do setor vidreiro, incluindo informações sobre indústrias de transformação confrontadas com dados oficiais do Governo e também com os cedidos pela indústria de base.

Para se chegar aos dados divulgados no documento, a Abravidro convida empresas a participarem de uma pesquisa. Os resultados são consolidados pela GPM Consultoria Econômica, contratada para apurar as informações do setor e relacioná-las com a Pesquisa Industrial Anual (PIA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), números oficiais de importação e exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além de declarações da indústria de base à revista O Vidroplano.

Presença tímida, mas marcante

A 22ª edição da Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção, foi realizada nos dias 12 a 16 de abril no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo. Como em todos os anos, fomos até a mostra verificar como o vidro foi apresentado aos visitantes. Já adiantamos que ele não foi dos materiais mais vistos nos corredores, já que poucos estandes eram de empresas vidreiras. Por outro lado, as expositoras de nosso setor destacaram o material e fizeram com que chamassem a atenção do público.

Companhias que de alguma forma se relacionam com o nosso segmento — fornecedoras ou clientes — também foram alvo de nossa atenção. Buscamos ainda soluções que podem ser interessantes para o trabalho dos vidraceiros. O resultado você confere nas páginas a seguir. Boa leitura!

Eventos simultâneos
Encontro de Negócios — Promovido no dia 12, reuniu 39 empresas de compradores e 19 expositores do evento Ilha de Eficiência Energética e Ilha de Sustentabilidade da Água — Espaços organizados pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Siamfesp) e, no primeiro caso, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apresentando soluções para a geração de energia fotovoltaica e para a economia de água, respectivamente
12° Simpósio Sincomavi — Atividade promovida dia 14 pelo Sincomavi-SP, associado à Abravidro e membro do conselho consultivo da mostra, no hotel Holiday Inn, ao lado do Pavilhão de Exposições Anhembi (saiba mais clicando aqui).

Feicon 2016 em números
96 mil visitantes
Cerca de 2 mil marcas expostas Presença de empresas de
12 países (incluindo o Brasil)
Mais de R$ 10 milhões gerados durante o Encontro de Negócios, no primeiro dia da mostra

Empresas do vidro
Assim como no ano passado, os vidros Habitat foram o grande destaque da Cebrace. Linha da empresa para vidros de proteção solar para residências, capaz de barrar quase 100% dos raios UV e até 70% do calor, ela esteve presente em mostruários, nas versões Refletivo e Neutro. A interação era a palavra de ordem do espaço: com a ajuda de óculos de realidade virtual, uma cabina 4D “transportava” os clientes para uma casa com diferentes aplicações de vidro, reproduzindo diferentes sensações térmicas. Displays manuais também estavam por lá — o usuário sentia na pele os benefícios do Habitat em comparação com vidros comuns. Mais informações: www.cebrace.com.br

A Mansur Vidros marcou presença este ano com várias soluções inovadoras com nosso material. Destaque-se o SEALEDbox, 100% vedado para impedir a saída de vapor e a entrada de ar frio, com portas de laminados 12 mm que vão do piso ao teto (veja mais na página 29). A empresa também mostrou o sistema Vão Livre para envidraçamento de sacadas, cujos diferenciais incluem tampas de acabamento (evitando vãos entre as folhas) e trava de segurança que impede que a roldana se solte do leito, e o Invisible Shield, produto aplicado sobre a superfície do vidro que repele o acúmulo de água e sujeira. Mais informações: www.mansurvidros.com.br

O espaço da Unividros era um colírio para o entusiasta de nosso material, pois o vidro estava presente em suas mais variadas formas. Havia, por exemplo, um mostruário com garrafas de bebida, formado por quinze chapas de extra clear temperado 10 mm. A escada com multilaminado era outra peça chamativa: seus degraus ganharam serigrafia antiderrapante e os guarda-corpos, temperados incolores 10 mm. Vale citar ainda o grande painel formado por vidros impressos com tecnologia digital (tinta cerâmica vitrificável). Mais informações: www.unividros.com.br

As soluções de vidros insulados (duplos) com persianas blindadas (entre os vidros) da Rohden podem ser instaladas em diversas edificações (residenciais, hospitalares, escritórios). Em seu estande, a empresa mostrou uma porta com persiana de acionamento automático ou manual, fabricada pela Screenline. O produto permite entrada de luz natural e também privacidade de acordo com a necessidade do cliente. Mais informações: www.rohdenvidros.com.br

Esquadrias
A Esquadrix apresentou um modelo de porta bastante interessante: ela possui um grande painel de insulado da Blindex, com uma grade decorativa presente entre as duas peças temperadas de vidro. A duplagem foi feita pela Divinal Vidros — também instaladora do insulado no sistema Invisible, que permite abertura lateral ou em sua parte superior e proporciona isolamento acústico e térmico. Mais informações: www.esquadrix.com.br

O grande destaque (grande mesmo) do estande da Weiku era a MaxSlider, porta de correr de PVC indicada para vidros jumbos de até 4,5 m de altura. Apesar do tamanho, é simples de se manusear: quem abrir ou fechar o sistema não precisa usar força (ainda bem!). Estavam expostas ainda janelas acústicas com vidros duplos e esquadrias para vidros curvos. Mais informações: www.weiku.com.br

Uma das novidades da Adere este ano foi o lançamento da fita adesiva dupla face Adermax Glazing. O produto foi criado para a fixação estrutural do vidro em caixilhos de alumínio anodizado ou com pintura eletrostática em fachadas. A empresa também comercializa alicates e roletes de pressão para aplicação do produto, proporcionando mais produtividade e qualidade ao trabalho. Mais informações: www.adere.com.br

Conhecida por suas fechaduras e cadeados, a Gold News surpreendeu ao apresentar o Kit Box Supreme, para temperados 8 mm: o produto é de aço inox 304 e conta com roldanas aparentes, perfil de tubo oval com alta resistência e acabamento cromado. Mais informações: www.goldnews.com.br

A Quality Sol, nova linha de portas e janelas de aço com vidro do Grupo Ramassol, foi lançada oficialmente na Feicon 2016. Eram várias as soluções disponíveis: janelas venezianas, de correr e maxim-ar, além de portas com postigo (quadro que pode ser aberto de forma independente da estrutura principal), todos disponíveis com vidro float ou Mini-Boreal, da UBV. Mais informações: www.gruporamassol.com.br

A 3F reapresentou sua linha de ferragens para vidro disponíveis tanto no padrão de furação Blindex como no de recorte Santa Marina. Embora não tenha sido mostrado na feira, o lançamento do cilindro para fechaduras na cor branca foi anunciado pela empresa (antes, os cilindros só eram disponibilizados nas cores preta ou cromada). Mais informações: www.3f.com.br

A linha de silicones e adesivos para vidros da Tekbond esteve em peso na feira. O Cola Tudo é indicado para pequenos reparos com nosso material — em mobiliários, por exemplo. O PU Fix deve ser usado no setor de engenharia e construção, graças à sua flexibilidade e resistência às vibrações. Outros destaques: EspelhoFix, para fixação de espelhos, e Fix Cuba, para a instalação de cubas e pias. Mais informações: www.tekbond.com.br

A Stam apresentou ao público sua linha de miolos de fechadura para portas e janelas de vidro. Disponíveis em cilindros e meio-cilindros (oval e redondo), dividem-se em duas grandes famílias: padrão de recorte Santa Marina (como os modelos 601/10, 2001 e 2003) e Blindex (2002 e 2004). Os acabamentos de ambas podem ser acetinado, branco, cromado e grafite. Mais informações: www.stam.com.br

Gabinetes
A Mimex, estreante na Feicon, mostrou ao público seus gabinetes de vidro temperado, como o Arkansas, com 22 mm de espessura. Os produtos são importados da China e estão disponíveis em tamanhos de 60 a 90 cm de comprimento, em variadas cores. Mais informações: www.mimex.com.br

Dentre os lançamentos da Cris Metal na Feicon deste ano, destaca-se o gabinete Cris-Duo: além da cuba (temperado 10 mm incolor), ele traz tampo de temperado metade branco, metade preto e uma porta de vidro de cada cor, por meio de película interna. Outra novidade foi o lavabo Cris-Onix, com cuba moldada de temperado 10 mm preto sobreposta a um tampo de temperado incolor, trazendo ainda uma prateleira de temperado 6 mm e porta-papel de alumínio. Mais informações: www.crismetal.com.br

Coletores solares
Os coletores solares da Rinnai possuem vidro temperado com baixo teor de ferro, o que garante maior desempenho dos produtos, segundo a empresa. A linha Titanium Plus, de classificação A no Inmetro, é formada por oito aletas com revestimento seletivo. A Black Tech, mais econômica, é indicada para residências populares. Mais informações: www.rinnai.com.br

Do conceito das normas técnicas à prática da instalação

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Para os profissionais do vidro, o que não falta são oportunidades de capacitação para o setor no Brasil. Nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, as entidades regionais filiadas à Abravidro organizaram uma série de palestras e cursos sobre o nosso material ao longo do mês de abril e no começo de maio. Veja a seguir o que foi apresentado em cada um desses eventos e programe-se para junho.

 

Santa Catarina: aprendendo a enfrentar a crise…
No dia 12 de abril, a Ascevi levou alguns de seus associados ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para assistir à palestra Inovar para vencer na crise — construindo soluções para a sua empresa. A apresentação, realizada pelo Sebrae, incentivou os empresários a apostar em inovações para superar a crise, aproximando o cliente da empresa e oferecendo serviços de qualidade.

…e a importância das normas técnicas
A Ascevi-SC também promoveu cinco palestras ministradas pela consultora de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto, com o tema O vidro na construção civil, nos dias 25 a 28 de abril, em universidades das cidades de Blumenau, Joinville, Palhoça e Tubarão. Além de falar sobre vidros de segurança e resistentes ao fogo, Clélia apresentou a mais de quinhentos participantes (número total de pessoas nas cinco palestras) as principais exigências presentes na NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil e em normas para espelhos, guarda-corpos e envidraçamento de sacadas.

 

Discutindo a eficiência empresarial em São Paulo
A Feicon Batimat 2016 (veja nossa reportagem sobre o evento) também teve uma atividade simultânea organizada pelo setor vidreiro — no caso, pelo Sincomavi-SP. Trata-se do 12º Simpósio Sincomavi, realizado no dia 14 de abril no hotel Holiday Inn, na capital paulista. O evento contou com mais de duzentos participantes e deu lugar a palestras sobre os critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). A programação do simpósio foi encerrada com um debate sobre a percepção de valores pelos clientes e problemas frequentes com prestadores de serviços.

 

Aprendendo a instalar boxes no Rio Grande do Sul
No dia 27 de abril, o Sindividros-RS organizou o curso Box Elegance no Sistema Ideia Glass no Milão Hotel, em Porto Alegre. A aula, parte do projeto Qualividros – Qualificar para transformar, foi patrocinada pelas empresas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix. Kleber Andrade, instrutor técnico-comercial da Ideia Glass, ensinou como vender produtos de valor agregado e explicou o processo de instalação não só do Box Elegance, mas também de outros kits da empresa.

 

Nova turma capacitada em Belo Horizonte
No dia 28 de abril, mais uma turma concluiu o Curso de Especialização em Medição e Instalação em Vidros Temperados e Especiais – Nível I – Boxe, Janelas e Pequenos Vãos. A Amvid e a Escola Senai Paulo de Tarso foram os responsáveis pelas aulas. Estas tiveram início em 28 de março e foram patrocinadas pelas empresas AGC, Alclean, Belga Metal, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, Tec-Vidro, UBV e Vivix. Além de ensinar a instalar o vidro em aplicações como boxes e janelas, o engenheiro civil Wellington Castro alertou os alunos para a necessidade de, em tempos de crise, estar sempre capacitados e atualizados profissionalmente para continuar no mercado de trabalho.

 

Em Vitória: escolha sua capacitação!
Encerrando o mês de abril, nos dias 29 e 30, o Sindividros-ES realizou a primeira edição da Oficina do Vidro – Encontro de Capacitação em Vidro, tendo a Abravidro, Abividro, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Sebrae entre seus apoiadores. A oficina reuniu 140 participantes na unidade Beira Mar do Senai, em Vitória, e, em vez de um, a entidade fez três treinamentos simultâneos — Envidraçamento de sacada, Fachada pele de vidro e Instalação de portas com molas dorma+kaba. Cada inscrito pôde escolher o tema que preferia cursar. O evento foi patrocinado pelas empresas AGC, Alclean, Cebrace, Diamanfer, dorma+kaba, Guardian, Perfil Alumínio do Brasil, Saint-Gobain Glass, Tec-Vidro, UBV e Vivix.

 

Fachadas envidraçadas em destaque em Salvador
Se abril foi um mês agitado para nosso setor, maio promete não ficar atrás: já nos dias 6 e 7, a Adevibase-BA/SE promoveu o curso Fachada de Pele de Vidro e Sistema Glazing. A atividade foi patrocinada pelas empresas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix e apoiada pelo Senai, cuja unidade Dendezeiros, na capital baiana, foi o espaço usado para as aulas. O arquiteto Edgard Panzeri ensinou procedimentos para colagem de vidro (silicone estrutural e fita dupla face) e identificação do material usado na montagem das fachadas, além de demonstrar a instalação em um protótipo. Houve ainda tempo para palestras de representantes da Cebrace, Guardian e Vivix sobre seus produtos para esse tipo de aplicação.

 

Fale com eles!
Adevibase-BA/SE — www.adevibase.org.br
Amvid-MG — www.amvid.com.br
Ascevi-SC — www.ascevi.com.br
Sincomavi-SP — www.sincomavi.org.br
Sindividros-ES — sindividros@gmail.com
Sindividros-RS — www.sindividrosrs.com.br

Um novo ‘kit’ para o setor vidreiro

Há mais de vinte anos, o surgimento do kit para boxe de banheiro aqui no Brasil ajudou a fazer do produto o item mais popular entre os que levam nosso material. Ao reunir todos os componentes para a instalação, o kit facilitou — e ainda facilita — a vida dos vidraceiros. Agora, um outro lançamento promete fazer a construção civil usar mais envidraçamento estrutural em obras de pequeno porte: a Alclean está colocando no mercado o Sistema Glazing Alclean, um kit para sistemas de pele de vidro.

Configurações
O sistema é indicado para edificações de até 15 m de altura ou cinco pavimentos. Ao todo, são quatro versões: Kit Coluna (nas configurações central, terminal, de canto, entre vãos e central sem travessas), Kit Quadro (fixo e maxim-ar), Kit Acabamento (com a função de fechar o espaço entre a frente de laje e o vidro) e Kit Showroom (fachada expositora de 1,2 x 1,8 m, com maxim-ar e três vidros fixos).
O produto será lançado oficialmente durante a Glass South America 2016, maior feira do segmento vidreiro na América Latina, a se realizar de 8 a 11 de junho, em São Paulo.

Pele de vidro sem complicações
O Sistema Glazing Alclean estava em desenvolvimento há vários anos. “O que muda é que os vidraceiros finalmente terão acesso à tecnologia”, analisa o diretor da empresa Sérgio Koloszuk. Além do produto, cursos serão oferecidos aos profissionais interessados em trabalhar com o kit. “Criamos uma forma de capacitação que oferecerá treinamento presencial em cada região do País, além de formarmos a Rede Credenciada Alclean, responsável pela venda do kit e dos vidros”, complementa o diretor. Com essa estrutura, segundo a empresa, será possível rastrear as obras e os responsáveis pelos projetos, garantindo que o produto seja aplicado respeitando as normas técnicas sobre o assunto, como as NBR 10821 — Esquadrias externas para edificações e NBR 6123 — Forças devidas ao vento em edificações.

Antes e depois: o que muda na hora do projeto
Compra dos componentes — Um dos principais problemas encontrados pelo vidraceiro é a impossibilidade de encontrar todos os componentes a serem usados em um mesmo fabricante ou estabelecimento. Ele tem de entrar em contato com várias empresas diferentes (de perfis, selantes etc.). Além disso, existe a barreira do faturamento mínimo para alguns itens — quando a compra só é realizada se você levar um número mínimo de unidades. Como os kits da Alclean virão completos, incluindo perfis, juntas de dilatação, travessas, ancoragens, parafusos etc., essa procura não mais será necessária.

Selantes — Outra dificuldade: a aquisição dos selantes, sejam fitas adesivas ou silicones estruturais. As empresas fabricantes exigem analisar amostras dos perfis e o projeto da obra — e a aprovação para a venda pode demorar até trinta dias, tempo esse de que o vidraceiro, muitas vezes, não dispõe. Para evitar isso, a Alclean fechou parceria com a Adere e Sika para o fornecimento exclusivo de selantes aos clientes do produto.

Qualificação da mão de obra — Dependendo da região em que tem seu estabelecimento, o vidraceiro não conseguirá encontrar facilmente informação e treinamento para a instalação de uma pele de vidro. Por isso, a Alclean também criou um sistema de habilitação: somente profissionais que participarem de cursos presenciais, baseados nas normas técnicas do setor, estarão aptos a manusear o produto.

Do outro lado do mundo

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

A economia chinesa já teve números melhores: o Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático desacelerou se comparado aos últimos três meses de 2015, crescendo 6,7% no primeiro trimestre do ano — é o menor desempenho trimestral desde 2009. No setor de vidros planos, a alta do custo de mão de obra e a demanda abaixo da produção atual no país contribuem para um cenário diferente dos tempos áureos.

Apesar disso, parece que não houve sinais de desânimo na 27ª edição da China Glass. Uma das maiores para o setor vidreiro mundial, a mostra foi realizada de 11 a 14 de abril no Shanghai New International Expo Centre (SNIEC). O evento ocupou sete pavilhões inteiros (superando a área utilizada no ano passado) e, embora sua organização ainda não tenha divulgado seus números oficiais, estima-se que tenha recebido mais de 20 mil visitantes e cerca de novecentos expositores de várias partes do mundo. Ainda que de forma tímida, o Brasil não deixou de ser representado na feira.

Atualização e oportunidades de negócios
Pelo terceiro ano consecutivo, a brasileira Arbax esteve entre os expositores do evento. “Temos um representante que cobre o território da China”, explica Fúlvio Sirotto, diretor da empresa. Segundo ele, a China Glass foi bastante produtiva para a expansão de seus negócios no país.

Dentre nossos compatriotas que visitaram a mostra, Andrey Barbosa, diretor da Potencia (especializada em ferramentas diamantadas), disse não ter visto grandes destaques. Porém, ressalta: “Participar da China Glass é muito importante não só para nos atualizar sobre as novidades para o vidro, mas também para estabelecer novas relações internacionais e fortificar as já existentes”. Essa opinião é compartilhada por Helder de Oliveira. Gerente da processadora sorocabana Tempermax, ele visitou a feira juntamente com o CEO da empresa, Marcelo Kairis Antônio: “A participação foi extremamente produtiva — fizemos contato com empresas europeias que buscam expansão de mercado para máquinas, equipamentos, ferramentas de produção e polimento, entre outros segmentos”, comentou.

Nossa reportagem ainda conseguiu apurar que a China Glass recebeu representantes das processadoras Copperfree, Cyberglass e PKO.

Fale com eles!
Arbax — www.arbax.com.br
China Glass — www.chinaglass-expo.com
Potencia — www.potenciadiamante.com.br
Tempermax — www.tempermax.com.br

Acontece

Como sabemos, a indústria da construção civil representa mais de 70% do mercado consumidor de vidros planos. Por isso, estamos sempre atentos aos números de seu desempenho, eles dizem muito sobre o vidro também. A Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat) divulgou que o último mês de abril apresentou retração de 10,5% no faturamento das indústrias de materiais de construção em relação ao mesmo mês de 2015. Já na comparação com março deste ano, o período indicou queda de 1,2%. Não foi um mês fácil!

Mas agora vamos às boas notícias! A revista Caras fez uma reportagem sobre a última edição da Feicon e destacou quatro produtos inovadores da exposição. Entre eles estava um lançamento da Mansur Vidros, o SEALEDbox, fechado do piso ao teto para impedir a saída do vapor do chuveiro (saiba mais na reportagem da pág. 79). Vidro em destaque na Caras é puro glamour!

Por falar em novidades, a Disvidro colocou seu novo site no ar. E, olha, ficou bonito. Tem uma seção com fotos de obras cujos projetos tiveram participação da processadora, informações sobre os produtos comercializados e muito mais. Acessa lá: www. disvidro.com.br.

Abravidro apoia conferência sobre perturbação sonora em São Paulo

No dia 28 de abril, a 3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo pela Associação Brasileira para Qualidade Acústica (ProAcústica) e pelo gabinete do vereador Andrea Matarazzo. O evento, que teve a Abravidro entre seus apoiadores institucionais, buscou conscientizar a população sobre as principais fontes de poluição sonora na cidade e seus impactos sobre a população. Embora o vidro não tenha sido abordado na conferência, Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica, explicou para O Vidroplano que o material ainda é muito mal-utilizado por ser pouco compreendido por parte da sociedade. Apesar disso, destacou que, se bem-aplicado, o vidro pode ser de grande ajuda para essa causa. Mais informações: www.conferenciaruidosp.com.br e www.proacustica.org.br

Novo veículo da Fiat leva vidro da AGC

Em abril, a AGC Vidros do Brasil anunciou sua parceria com a Fiat na fabricação do novo automóvel da montadora, o Mobi. De acordo com Stephen Yoshida, gerente-executivo comercial automotivo da Fiat, o veículo é o único modelo atualmente desenvolvido e fabricado no Brasil em que toda a tampa do porta-malas foi substituída por vidro temperado (5 mm, verde, com opção de desembaçador e limpador de chuva). O material é fabricado na unidade da multinacional vidreira em Guaratinguetá (SP). Essa troca permite que o carro seja mais leve, gastando assim menos combustível e reduzindo suas emissões de gás carbônico. Representantes da Fiat também destacam que a manutenção da tampa de vidro é mais barata em relação ao conserto de uma tampa traseira convencional de metal. Mais informações: www.agcbrasil.com e www.fiat.com.br

Investigação de ‘dumping’ recebe parecer preliminar

Na terça-feira, dia 10 de maio, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) identificou preliminarmente a existência de dumping nas exportações feitas para o Brasil de vidros automotivos temperados e laminados vindos da China. Também foi detectado que essas exportações são danosas à indústria doméstica. Os produtos em questão são comumente classificados nos itens 7007.11.00, 7007.19.00, 7007.21.00, 7007.29.00 e 8708.29.99 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Apesar das conclusões preliminares da investigação, a aplicação de direitos antidumping provisórios não foi recomendada. A expectativa é de que o parecer da determinação final da investigação seja expedido em dezembro de 2016. Mais informações: www.mdic.gov.br

Norma mais importante do setor está sob análise

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Dá para afirmar que a ABNT NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil é a norma que mais influencia nossa rotina como profissionais do vidro. Afinal, é lá que encontramos todos os parâmetros para cálculo de espessura e os tipos de vidro que devem ser utilizados em cada aplicação. Por isso, a participação do setor na consulta nacional é muito importante — ela está em andamento e termina no dia 9 de junho.

Conteúdo renovado
Além de deixar o texto mais objetivo, a revisão focou em dois pontos importantes. O primeiro são os parâmetros e fórmulas de cálculo de espessura, agora alinhados com as mais recentes normas internacionais. O outro é a inclusão de uma tabela de aplicação, o que torna a consulta mais didática e fácil.

Reuniões
Ao longo dos encontros da comissão de estudo no Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), na Abravidro, tivemos a participação de todos os setores da cadeia do vidro, tais como fabricantes, processadores, instaladores, consultores, serralheiros, laboratórios e associações.

Como participar da consulta?
Para visualizar o conteúdo do projeto, é fácil: acesse o site abntonline.com.br/consultanacional e cadastre-se gratuitamente. A consulta nacional da NBR 7199 vai até 9 de junho.

Carlos Henrique Mattar, coordenador da Comissão de Estudo

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Selo de credibilidade

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

A processadora Star Temper atua desde 2008 no setor vidreiro oferecendo um mix de produtos para seus clientes de Bauru (SP) e região. Em agosto do ano passado, a empresa recebeu um grande incentivo para os negócios: o selo para temperados concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ).

Eficiência comprovada
Para o gerente de Produção Fabio José Paludeto, a certificação comprova a eficiência da empresa. “Proporciona o estímulo para a prática da melhoria contínua da segurança e também do trabalho realizado por nossos colaboradores”. Um dos motivos da busca pela chancela, segundo Paludeto, foi fortalecer os laços de parceria com os clientes, garantindo confiança na segurança dos produtos oferecidos ao mercado.

Trabalho em equipe
Ao todo, quatro espessuras foram certificadas: 6, 8, 10 e 12 mm. A processadora se preparou com antecedência para a auditoria: treinou colaboradores e coletou dados durante três meses. O processo completo durou seis meses, tendo total participação dos funcionários, envolvidos diretamente na preparação dos documentos e no acompanhamento dos testes de qualidade.

Vale citar ainda a presença da Abravidro, que, por meio de uma consultoria oferecida aos seus associados, auxiliou a Star Temper desde a preparação da documentação até a realização dos testes.

Hora de colher os frutos
A empresa teve a oportunidade de realizar um simpósio regional, no qual divulgou aos clientes a conquista da certificação. Segundo sua diretoria, todos receberam a notícia com satisfação e orgulho.

Em relação ao futuro, a especialização da mão de obra será uma constante. “Buscaremos uma constante reciclagem do conhecimento dos colaboradores”, explica Paludeto.

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br
IFBQ — www.ifbauer.org.br
Inmetro — www.inmetro.gov.br
Star Temper — www.startemper.com.br

dorma+kaba anuncia início de operações na América Latina em evento no México

O Grupo dorma+kaba, fruto da fusão entre a alemã Dorma e a suíça Kaba, aproveitou a participação na Expo Seguridad, a maior feira no setor de segurança do México, para anunciar oficialmente o início de suas operações na América Latina. A companhia conta agora com um portfólio de produtos e soluções ainda mais amplo, incluindo fechaduras, sistemas eletrônicos de controle de acesso e portas automáticas. “Aproveitamos o evento para apresentar nossas operações em uma região que, além de importante para a companhia, apresenta um relevante mercado”, explica o diretor-regional para América Latina,Tomas Catafay. Mais informações: www.dormakaba.com

Guardian lança linha residencial de vidros de controle solar

A nova linha de vidros de controle solar da Guardian atende por Residence. Voltada para uso residencial, como em janelas, fechamento de sacadas, parapeitos e portas, é formada por diferentes tipos de vidro: Neutral, Light Blue 52, Silver 32 e Reflect Guardian, todos disponíveis nas espessuras 3, 4, 6, 8 e 10 mm. “Queremos primeiro conscientizar os consumidores sobre a existência de vidros de controle solar e eficiência energética”, explica o coordenador de Marketing Gustavo Calegari. “Depois, nos diferenciarmos pela qualidade, design e conforto térmico”. Os vidros Residence garantem o bloqueio de até 77% na entrada do calor solar, além de proteger móveis, cortinas e pisos contra os efeitos dos raios UV. Mais informações: www.guardianbrasil.com.br

Pensando no pós-crise, Viminas adquire nova linha para produção de laminados

Nos dias 6 e 7 de abril, a processadora capixaba Viminas apresentou ao mercado uma linha totalmente automatizada para produção de vidros laminados. Instalada no parque industrial da empresa, em Serra (ES), a linha foi fabricada pela Bottero e inclui uma autoclave da Italmatic — o investimento total foi de R$ 7 milhões. Segundo o gerente-industrial da Viminas, Rafael Ribeiro, a linha permite laminar uma chapa de vidro em noventa segundos e tem capacidade de produção mensal de 35 mil m² de laminados por turno de trabalho. “A performance da empresa no mercado será otimizada, e o produto, graças à tecnologia empregada, ficará ainda melhor”, afirmou. Por sua vez, Maurício Ribeiro, diretor-presidente da processadora, destacou no evento a importância dessa iniciativa mesmo durante a crise: “Esse é um grande investimento, feito com recursos próprios, e consideramos que será um grande passo para que a empresa chegue ao final da crise com bases mais fortes”. Mais informações: www.viminas.com.br

Energia solar é tema de congresso e mostra

De 3 a 5 de maio, no Congresso Brasileiro de Energia Solar (Cobes) e na Expo Solar Brasil (Feira Internacional de Tecnologia Solar), realizados em São Paulo, foram apresentaram produtos e se discutiram ações para o desenvolvimento das energias fotovoltaica e térmica no País. Markus Vlasits, diretor-comercial da Faro Energy, empresa especializada em distribuição de energia solar, apontou para O Vidroplano que a energia solar deve ter grande crescimento nos próximos anos, o que pode levar à expansão da cadeia produtiva local. “Como cada painel precisa de um tipo de vidro, isso abrirá oportunidades para os fabricantes nacionais de vidro plano”, opinou. A professora Elizabeth Pereira, do Centro Universitário UNA, localizado em Minas Gerais, explicou que é o vidro que define a porcentagem da radiação solar que atravessa o painel e é convertida em energia. Mais informações: www.exposolarbrasil.com.br

Enersolar, em São Paulo, destaca painéis fotovoltaicos

A edição de 2016 da EnerSolar + Brasil (Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar) ocorreu nos dias 10 a 12 de maio no São Paulo Expo (antigo Pavilhão dos Imigrantes), na capital paulista. Empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor de energia solar apresentaram na mostra suas últimas novidades. Painéis fotovoltaicos foram os produtos mais destacados no evento e, embora nenhum deles levasse vidros nacionais, a perspectiva para nosso setor é promissora: a fabricante de painéis Globo Brasil informou que seria muito vantajoso se o produto de alguma fabricante brasileira atendesse às suas especificações, enquanto a Balfar Solar comunicou estar em contato com uma empresa vidreira para a preparação de um protótipo de vidro para seus módulos. O Ecoenergy, Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia, também fez parte da programação da EnerSolar + Brasil. Mais informações: www.enersolarbrasil.com.br

Cascola lança selante para vedação de vidros

A marca Cascola está colocando na praça o selante acético Cascola Flexite Vidro & Alumínio. O produto pode ser usado para diferentes vedações com vidros comuns e temperados, como em boxes de banheiro, vitrinas, esquadrias e perfis de alumínio. Segundo a fabricante, o selante contém fungicida, não encolhe ou amarela com o tempo, é resistente a produtos químicos e apresenta durabilidade de dez anos. Sua cura total leva de 24 a 72 horas, dependendo do tipo do local em que é colocado, tamanho, quantidade aplicada e situação climática. Mais informações: www.cascola.com.br

Vidraceiro, atenção à dica: muitos profissionais costumam usar para a fixação de espelhos um produto da Cascola não adequado para o serviço. A própria empresa informa que o material correto para esse tipo de serviço é o Cascola Monta & Fixa Cuba & Espelho.

4 dicas para épocas de crise

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Escrito por Roger Maia

A diferença entre ganhar e perder em épocas de crise pode estar em como você enxerga e age nesse momento. A seguir, quatro dicas que podem ajudar no seu negócio.

1) Mantenha as contas em ordem e gerencie as dívidas
Por mais que seja difícil manter o caixa saudável, isso é o que vai definir como sua empresa sairá da crise. Acredite, essa crise, tal como as outras, vai passar! Então é hora de gerar e manter o máximo de caixa possível. Evite gastos desnecessários e avalie onde o dinheiro está sendo aplicado. Saiba em que as despesas e receitas têm seus fatos geradores. Se preciso, negocie e estenda as dívidas por mais tempo, mas com juros e taxas pré-fixados.

Outra dica importante é não se deixar abalar pela dificuldade do momento. Não erre economizando em setores cruciais, como, por exemplo, marketing e vendas. Sua empresa deve pensar sempre em crescimento.

2) Incentive sua equipe
A motivação de seus colaboradores influencia nos resultados das operações, seja na retaguarda ou no front de atendimento ao cliente. Mesmo em tempos menos privilegiados, incentive, motive e crie benefícios para a sua equipe. Fazendo isso, você passa segurança e garante que eles trabalhem para o crescimento da empresa.

3) Fidelize seus clientes
Quando conquistamos a fidelidade de nossos clientes, não há momento ruim que os faça abandonar a empresa. A demanda pode até diminuir, mas ela sempre existirá.

Não há nada que faça você ter uma venda tão lucrativa como uma venda por indicação. Não negligencie sua base instalada. Eles também estão passando pela mesma situação que você. Trate-os bem, tenha paciência com alguns dias de atrasos no pagamento. Você colherá grandes resultados nesta época de “vacas magras” e mais ainda num futuro melhor.

4) Invista no local certo
Priorize setores que irão gerar economia e rentabilidade. Faça uma lista com as suas necessidades de investimentos e o que cada uma delas irá gerar de rentabilidade. Classifique-as em ordem decrescente de rentabilidade, escolha as cinco primeiras e tente implementá-las num espaço de tempo curto, que chamaremos de ciclo. Logo depois de implementá-las, refaça a lista e implemente mais cinco delas, num novo ciclo de tempo. E assim sucessivamente.

E, não esqueça nunca, não corte toda a verba de publicidade e propaganda. Lembre-se do que Henry Ford disse e nos ensinou: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

Fale com eles!
Roger Maia é professor universitário, especialista em sistemas de informação e possui MBA em gestão empresarial e CEO da Vilesoft.
portal.vilesoft.com

Apoiado no setor automotivo, Grupo Tecnovidro cresce 11% no primeiro trimestre

Apesar da crise econômica no País, o Grupo Tecnovidro, de Farroupilha (RS), fechou o primeiro trimestre de 2016 com crescimento de 11% em comparação ao mesmo período no ano passado. O dado positivo teve como principal apoio a linha de vidros automotivos da empresa. O grupo, vale citar, é composto pelas empresas Tecnovidro (que, além dos automotivos, também beneficia vidros para construção civil), Saint Claire (fabricante de portas de vidro e perfis de alumínio) e Casavitra (que produz cooktops, fornos de embutir, coifas e utensílios domésticos). Para Marco de Bastiani, presidente do Grupo Tecnovidro, o crescimento também foi possível por meio da adoção de políticas de controle de custos, realinhamentos de mercado, investimentos em novos produtos e ampliação dos canais de venda. Mais informações: www.tecnovidro.com.br

Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos