A tradicional edição paulistana da maior mostra de arquitetura e design de interiores das Américas tem casa nova este ano: o Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital. Com setenta ambientes construídos por renomados profissionais da área a partir do tema Semear Sonhos, o evento busca a criação de futuros desejáveis para nossas cidades, promovendo a integração com a natureza por meio de soluções inovadoras e sustentáveis.
Nos últimos anos, desde que saiu do Jockey Club de São Paulo e passou para locais mais confinados (como o Allianz Parque, o Conjunto Nacional e agora o próprio Parque da Água Branca), a Casa Cor deixou de apresentar aplicações de vidro em grande escala – algo bastante comum em outros tempos. No entanto, nosso material segue presente, principalmente em detalhes de decoração ou usos inventivos surpreendentes. Veja a seguir o que de mais interessante a edição 2025 apresenta ao público – e aproveite para visitá-la até o dia 3 de agosto.

Novo uso para os autoportantes
A arquiteta Daniela Andrade, em seu Café com Tempo, dá uma cara nova aos vidros autoportantes, material que dispensa a necessidade de caixilho, sendo utilizado em aplicações estruturais como divisórias e fachadas. O espaço – um café funcional de 203 m² – tem um balcão feito de autoportantes fornecidos pela Brasil Vidros (empresa de Vitória). A iluminação interna do mobiliário, permitida graças ao uso dos vidros, oferece um toque etéreo: parece que o tampo de pedra flutua pelo ambiente.

Cores reforçadas
Vidro também pode ser um elemento importante para a paleta de cores de um espaço: esse é o principal ensinamento de Caio e Carlos Carvalho, do Studio Ro+Ca, com a Casa Brastemp. Uma grande divisória de vidro fusing marrom 8 mm (da Alpha Vidros) divide o ambiente em duas áreas. Dessa forma, a cor de nosso material reforça os tons vibrantes de bege, laranja e vermelho encontrados nos móveis, paredes e quadros. Segundo a Casa Cor, depois da mostra, as divisórias envidraçadas vão se converter em mobiliário pelas mãos dos arquitetos.

Clássico com nosso material
O Déjà Vu, montado por Eloy e Felipe Fichberg, do escritório Fichberg Arquitetura e Interiores, inspira-se na Art Nouveau e em sua harmonia com a natureza, criando uma leitura contemporânea e brasileira desse movimento artístico surgido no fim do século 19. O local homenageia a diversidade nacional – e uma das aplicações mais impressionantes nesse sentido são os vitrais na área dos banheiros. Produzidos pelo Studio Ceiba com vidros reutilizados, contam com imagens da fauna, flora e dos povos originários do Brasil.

Mostruário envidraçado
O Lá Na Teka, escritório das arquitetas e designers Anike Tomanik e Kalyn Diegues, foi o responsável pelo ambiente Feira na Rosenbaum – que reúne criações de artesãos brasileiros presentes na feira homônima, localizada em São Paulo. Com 41 m², o espaço serve não apenas para expor objetos artísticos, mas também como uma espécie de mostruário de vidros. Isso porque a fachada, montada pela vidraçaria Europa Vision, utiliza diversos tipos de nosso material, incluindo peças texturizadas e espelhos.

Multiplicidade de olhares
O uso de chapas texturizadas como decoração não é novidade na Casa Cor – e o ambiente Solos do Tempo, assinado por Giovanni Vespe, traz essa ideia em uma grande peça, semelhante a um vitral, na sala. A estrutura, com perfis da Decamp, tem aplicações de canelado, martelado, mini-boreal e translúcido, todos de 2 mm de espessura (fornecidos pela Ladeira Martins). No banheiro, atrás das pias, a mesma solução permite a entrada de luz natural. Ao lado, um espelho prata 2 mm enfeita o local.

Minimalismo transparente
O conceito da Casa Viva, de Henrique Freneda, envolve sofisticação por meio do minimalismo: o designer de interiores imaginou um espaço voltado para um homem moderno e bem-sucedido, que precisa de poucos elementos para revelar sua personalidade. Para deixar isso claro, ele optou por fazer uma caixa envidraçada, aplicando vidros de valor agregado: laminados Habitat Neutro 10 mm, da Cebrace, fornecidos pela RTT Vidros e Esquadrias em parceria com a Conlumi.
Foto de abertura: Roberta Gewehr