
Em Minas Gerais
O 15º Tecnovidro foi realizado pelo Simvidro nos dias 1º a 4 de outubro na unidade Cedetem do Sebrae, em Contagem. Este ano, o tradicional evento preparado para o setor vidreiro de Minas Gerais reuniu 254 pessoas. A programação teve, nos dois primeiros dias, a Oficina Prática de Sistema Glazing, em parceria com o aplicativo Meu Vidraceiro: além de aprender as particularidades para realizar orçamento, projeto, confecção de estruturas e instalação, os participantes também puderam conhecer mais sobre o app que pode ajudá-los a realizar de forma ainda mais fácil os orçamentos de sistemas glazing e de diversos outros relacionados ao vidro.
No dia 3, o Simvidro organizou o 5º Seminário de Vidros e Esquadrias. As palestras do evento abordaram temas como colagem estrutural de sistemas de esquadria de alumínio com silicone, os desafios das novas tendências de esquadrias de vidro pelo mundo e a plataforma de ensino a distância Educavidro, iniciativa da Abravidro com a Abividro.
O último dia de Tecnovidro teve a 1ª edição do Seminário de Vidros para Movelaria. O evento contou com palestras e debates sobre as vantagens e os desafios do vidro na movelaria, as possibilidades para qualificação gratuita oferecidas pelo Educavidro e as tendências na aplicação de vidros ao design dos móveis.

No Rio de Janeiro
O Sincavidro organizou uma reunião com a participação de inúmeros associados em um local bastante especial: um camarote no Estádio Jornalista Mário Filho, o famoso Maracanã. Os participantes discutiram vários temas do interesse do mercado vidreiro fluminense ao longo do encontro, o qual também contou com a presença dos diretores-executivos da Cebrace, Lucas Malfetano e Wilston Vernier, e do gerente-comercial da usina, Flávio Vanderlei. Como não poderia deixar de ser, todos também participaram de um registro fotográfico no gramado do lendário estádio.

Em São Paulo
No dia 12 de setembro, o Sincomavi realizou o webinário As novas habilidades para os gestores do varejo, ministrado por Olegário Araújo, cofundador da inteligência360 (empresa de inteligência de varejo). Entre os pontos abordados estavam os profissionais da geração Z: segundo o palestrante, essas pessoas têm sido um grande desafio administrativo para líderes e empresas, pois elas se mostram emocionalmente angustiadas. Araújo comentou ainda que equipes com maior diversidade são emocionalmente mais equilibradas, possuindo alto grau de desenvolvimento. Como recado final, foi apontado que o futuro do varejo está baseado na experiência do cliente: gerar conexões saudáveis e equilibradas entre colaboradores e clientes é o segredo do sucesso.

No Rio Grande do Sul
O Sindividros-RS realizou em setembro as duas primeiras macroetapas do Projeto Sindical, desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). No dia 19, o sindicato convidou o líder da expansão do grupo W1 Inc. no Rio Grande do Sul, Jean Guareschi, para apresentar o tema Consultoria financeira para gestão eficiente e planejamento financeiro para pessoas físicas e jurídicas e linhas de créditos (foto). Guareschi destacou a importância da separação de contas entre pessoas físicas e jurídicas e do planejamento em diversas áreas como questões ligadas à segurança pessoal, residencial, de saúde e aquelas ligadas ao âmbito empresarial dos participantes. A segunda macroetapa – Estratégias digitais e marketing de conteúdo –, trouxe o especialista Frederico Mombach, da Vangguard Consultoria, que apresentou ferramentas para impulsionar os processos digitais e as vendas das empresas, além das especificidades e características das redes sociais. Mombach destacou que o Brasil é o país que mais pesquisa antes da compra no digital, razão pela qual essa área deve ser estratégica em todos os tipos de negócio.

No Distrito Federal
Cerca de setenta participantes acompanharam o treinamento 7 Formas reais e práticas de aumentar a lucratividade do seu negócio, organizado no dia 3 de outubro pela Abravid e ministrado por Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro. A palestra, realizada na unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Guará, e patrocinada pelas usinas AGC, Cebrace, Guardian e Vivix, foi direcionada a vidraceiros e serralheiros, com o objetivo de ajudar os participantes a identificar e usufruir das oportunidades que o mercado proporciona ao seu modelo específico de negócio. A ideia era que, ao final da apresentação, cada espectador levasse de volta consigo uma receita específica para colocar em prática.