Entidades regionais fazem atividades para o setor em MG e SP

Foto: @Pauloti_
Fotos: @Pauloti_

 

Em Minas Gerais
A Semana do Vidraceiro 2024 foi realizada pelo Simvidro-MG de 13 a 17 de maio, em Belo Horizonte. Assim como nas edições anteriores, a iniciativa foi composta de uma série de atividades pensadas para os vidraceiros e serralheiros do Estado. Este ano, o evento, cujo tema foi Inteligência Artificial Aplicada à Gestão dos Negócios, reuniu mais de 190 participantes.

O primeiro dia teve o Encontro de Líderes do Setor Vidreiro e da Construção Civil de Minas Gerais. Nele, representantes da AGC, Cebrace, Guardian e Vivix abordaram temas relacionados à economia e ao mercado (foto 1); em seguida, o presidente do Simvidro, Geraldo Vergilino de Freitas Junior, apresentou um painel sobre inteligência artificial ou IA (foto 2), com a participação de Márcia Machado (gerente de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae-MG) e Antônio Minier (professor de MBA da PUC-MG e diretor de Transformação de Negócios na Pif Paf Alimentos).

 

Foto: @Pauloti_
Foto: @Pauloti_

 

A semana também teve uma série de oficinas ligadas a esse tema. No dia 14, a consultora e psicóloga Christiane Leolina Silva trabalhou com os participantes as principais estratégias de poder e influência e como elas podem ser mais assertivas se feitas com conhecimento e técnica. Ricardo Nogueira, consultor e CEO da Ricardo Nogueira Comunicação, abordou no dia seguinte a importância da humanização no atendimento e de ouvir atentamente os clientes, discutindo como a IA pode ajudar ou atrapalhar nessa atividade. Christiane retornou para a oficina final, no dia 16, falando sobre os principais estilos comportamentais das pessoas, os impactos da IA e das redes sociais no comportamento dos colaboradores e como eles podem trazer resultados às equipes de trabalho quando alocados devidamente.

 

 

Foto: Reprodução/Divulgação Sincomavi-SP
Foto: Reprodução/Divulgação Sincomavi-SP

 

Em São Paulo
Dando continuidade aos tópicos abordados no 18º Simpósio Sincomavi, em abril, o Sincomavi realizou, no dia 22 de maio, o Debate Pós-Simpósio, em formato online. Caio Camargo, especialista em inovação no varejo, reforçou em sua apresentação que os comerciantes precisam investir em tecnologia, além de apresentar casos práticos de aplicação no varejo norte-americano. Adriano Kogachi Sá, estrategista de marcas e marketing, destacou a necessidade de que os empresários cuidem das suas marcas, principalmente se valendo de dados, o que ajuda não só a vender mais, mas também a realizar um pós-venda adequado e outras ações para divulgação da empresa. Por fim, Michelle Dapper, diretora de Recursos Humanos da Leroy Merlin, apresentou a experiência de sua empresa na área de RH, dando grande ênfase ao colaborador interno, com a oferta de recursos para seu aprimoramento pessoal e profissional, ressaltando também que o trabalhador deve ser visto como potencial consumidor dos produtos da empresa.

Este texto foi originalmente publicado na edição 618 (junho de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *