Caleidoscópio – julho 2024

DADOS & FATOS

Alta tímida
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), as vendas da indústria de materiais de construção cresceram 1,2% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O melhor desempenho no mês foi o dos materiais de acabamento, com alta de 2,9%.

Maior otimismo
Além disso, há duas semanas a Abramat revisou para cima (de 2% a 3%) a projeção das vendas desse setor em 2024. “Esse otimismo é impulsionado pela retomada de investimentos em infraestrutura e construção civil, que visam a acelerar a geração de empregos e renda”, comentou o presidente da associação, Rodrigo Navarro.

Primeiro semestre
A entidade também revelou os números gerais do primeiro semestre: crescimento de 3% para a indústria de materiais de construção, com as vendas de itens de acabamento mais uma vez como destaque, alcançando aumento de 6,1%. Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, o segmento teve pequena alta de 0,7%.

 

Foto: Rawf8/stock.adobe.com
Foto: Rawf8/stock.adobe.com

 

FIQUE POR DENTRO

Aumentando o portfólio
O grupo italiano Fenzi, especializado na produção de insumos para vidros insulados, adquiriu no começo do mês a fabricante de perfis Thermoseal. “A experiência da empresa com insulados, especialmente seu inovador espaçador flexível Thermoflex, complementa nossa estratégia de crescimento global”, afirma o CEO Alessandro Fenzi.

 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

RETROVISOR

Brasil exportador
A interação do mercado vidreiro brasileiro com outros países vem de décadas. Na edição de julho de 1971, O Vidroplano comentava em nota sobre empresas nacionais exportando vidro para companhias dos Estados Unidos, como foi o caso da Providro e da Vidrobrás.

Este texto foi originalmente publicado na edição 619 (julho de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *